in , ,

Os 22 Principais Motivos Para Ter Um Golden Retriever

golden-retriever

Está pensando em ter um golden retriever mas ainda está na dúvida sobre isso? Preparamos um artigo com os 22 principais motivos para adotar esse que é um dos melhores companheiros que alguém pode ter!

Não é papo de redator não, nós temos um golden retriever (Baita) em casa e definitivamente sabemos o quanto essa raça pode ser amável e companheira. Você pode clicar e ir direto ao motivo que quiser ver primeiro clicando no menu abaixo:

golden retriever

Eles são Do Tamanho Perfeito

Golden Retrievers são considerados cães de médio porte porém, no popular, pode se dizer que eles são do tamanho perfeito. É o cão perfeito para quem não quer um companheiro pequenininho mas também não tem como dividir a casa com um gigante como o São Bernardo por exemplo.

Goldens tem o chamado “perfect-fit”.

Goldens Ajudam Quem Precisa (o tempo todo)

Uma das características mais exaltadas por quem convive com um golden retriever é o seu senso de proteção que fica ligado o tempo todo. É muito comum encontrar esses cães criando filhotes de outras raças e até mesmo de outras espécies.

Ter um golden em casa é perceber o tempo todo a bondade. Independente de quem ou o que seja, se você precisar o golden vai te ajudar.

São os Famosos “Boca-Mucha”

Vamos falar disso com mais detalhes abaixo, mas quando os goldens foram criados eles precisavam carregar as caças sem danificar as aves. Isso acabou gerando uma seleção natural dentro da raça de cães que tivessem a mordida mais “macia”.

Hoje, vemos essa característica muito presente na raça. Goldens são cães extremamente cuidadosos na mordida e podem até carregar um ovo na boca por vários metros sem que ele se quebre.

Eles são Simplesmente Lindos

Talvez essa tenha sido a primeira característica que você percebeu em um golden. Eles são sim extremamente lindos e chamam a atenção em qualquer lugar que passam.

Se você quer chamar a atenção ou quer conversar com desconhecidos, vá com um golden até o parque da sua cidade. Muita gente vai te abordar, apaixonada pela beleza do seu companheiro de 4 patas.

São Ótimos Cães de Assistência Emocional

Cães de assistência emocional tem ocupado cada vez mais as nossas vidas, principalmente após toda a reviravolta que o mundo sofreu nos anos de 2020 e 2021.

Golden Retrievers cumprem esse papel com maestria devido a sua incrível empatia, calma e companheirismo. Eles realmente preenchem uma lacuna nas nossas vidas e ajudam demais as pessoas retomarem a confiança ou sentirem-se amadas e seguras.

Eles Aumentam a Nossa Expectativa de Vida

Existem muitas pesquisas provando que donos de cachorros vivem mais. Estudos comprovam que donos de cachorros sofrem menos de stress por exemplo.

Porém um dos maiores ganhos demonstrados na pesquisa Sueca, que avaliou 3,4 milhões de habitantes, é que donos de cães tem 33% a menos de chance de morrer. Isso porque os cães criam uma rotina diferente nos seus donos que inclui mais atividade física postergando, ou até evitando, diversos problemas cardiovasculares.

Melhoras nos níveis de stress e até de felicidade também contribuíram para a maior longevidade dessa galera.

Golden Retrievers são a Verdadeira Definição de Lealdade

Tenha uma certeza: o seu golden retriever vai ser sempre leal a você e a sua família. Embora eles se deem bem com todo mundo e sejam extremamente amigáveis, eles sabem quem são os seus preferidos e vão optar por você sempre.

Eles não tem o perfil de lealdade de proteção, como a de um pastor alemão por exemplo, mas sim um perfil de cuidado. Eles vão estar ao seu lado pro resto da sua vida.

Eles se Dão Bem Com Outros Animais

Seja cão, gato, papagaio, capivara… Não importa. O seu golden vai se dar bem com todo mundo. Goldens tem uma paciência infinita quando adultos e são bem comuns os casos onde eles são melhores amigos de outras espécies.

Caso você tenha uma casa que tenha mais de um animal, fique tranquilo, eles se darão muito bem.

350x100_petlove_assinatura

Goldens são Silenciosos

Uma das principais características da raça é o silêncio. Apesar de serem cães bem ativos, geralmente golden retriever latem pouco. Isso pode ser uma ótima saída para pessoas que moram em apartamento.

Goldens são a prova que um cão não precisa ser barulhento para demonstrar afeto.

São Extremamente Amigáveis

Se você gosta de exclusividade e quer um cão que se dê bem só com você, esqueça os goldens. Essa raça é extremamente easy going e vai interagir com todo mundo que esteja disposto a brincar com ele.

Por essa característica eles não são bons cães de guarda. A chance deles espantarem os bandidos é muito menor do que a chance deles acabarem brincando durante o assalto.

Goldens Retrievers são Incrivelmente Ótimos Com as Crianças

Crianças geralmente tem energia infinita, assim como os goldens. Quando pequenos pode ser que eles identifiquem as crianças como outros filhotes e é preciso até ter cuidado para que eles não acabem derrubando as crianças menores (porque eles não tem noção do seu tamanho).

Goldens se dão muito bem com crianças porque adoram brincar o tempo todo e tem uma tolerância muito grande a ter alguém puxando a sua orelha e rabo. Eles tem uma paciência gigante e adoram uma bagunça, o que os tornam companheiros inseparáveis das crianças.

Tem Uma Disposição Incansável Para o Trabalho

Seja durante a caça, trabalhando como cães guias ou cães policiais, Golden Retrievers tem disposição infinita para o trabalho.

Esses cães ocupam o 4 lugar na lista dos mais inteligentes do mundo, por isso geram o “funcionário” perfeito: disposto e extremamente capaz. Inclusive é preciso ter cuidado e ficar de olho no seu nível de cansaço porque é muito comum golden retrievers trabalharem até o colapso se estimulados.

Goldens Tem Sentidos Muito Apurados

Seja olfato ou audição, esses cães tem uma sensibilidade acima da média.

Goldens usam o seu potencial olfativo para encontrar caças com muita facilidade e também são geralmente utilizados como cães policiais para encontrar drogas.

A sua audição extremamente sensível gera inclusive lendas que esse cão pode ouvir as batidas do seu coração e identificar quando você está estressado, nervoso, feliz ou ansioso.

São Altamente Adaptáveis

Uma das coisas mais legais de um golden é a sua capacidade de se adaptar.

Eles são capazes de morar em casas enormes, sobrados, apartamentos, chácaras, enfim, se adaptam a qualquer lugar desde que o seu dono entenda que ele é um cão que precisa de atenção e dedique uma parte do seu dia para ele.

Ele precisa gastar energia física e mentalmente, porém com essa tarefa realizada, ele vai bem em qualquer lugar.

Goldens são Atenciosos

A gente precisa ser claro: uma coisa é estar junto e uma coisa é prestar atenção.

Golden Retrievers são cães muito atenciosos, prestam atenção em tudo que acontece na sua casa e sempre tentam interferir de forma positiva. Ah, seja com humanos ou com outras raças de animais, ok?

O seu perfil de atenção se volta para “as coisas do coração”, se você estiver pensando em ter um golden saiba que ele vai ser sim aquele grude pois é assim que retribui o amor.

350x100_petlove_assinatura

Incrivelmente Esportivos

Não é nada incomum encontrar Goldens correndo, “pedalando” e até nadando junto com seus tutores. Eles são cães muito dispostos a atividades físicas e pelo seu porte grande encaram desafios de “adulto”.

Golden Retrievers são raças perfeitas para aqueles que gostam de fazer corridas em trilha, passeios de bicicleta, e até mesmo corridas de rua.

Também são altamente treináveis para esportes caninos como o agility.

São Cães Fortes e Robustos

Golden Retrievers não são cães pequenos. Pode até ser que aquele filhote fofo seja, mas acredite, isso dura MUITO pouco. Eles crescem rápido e se tornam um cachorro forte, estruturado e elegante.

A pelagem linda e “exibicionista” pode até confundir um pouco as pessoas achando que ali só tem um rostinho bonito, mas por baixo daquela pinta de modelo tem um cão musculoso e forte.

Goldens São Famosos

Seja nas telas do cinema ou entre os amantes de cães, uma coisa é certa: essa raça carrega consigo uma fama diferenciada.

Provavelmente você deve conhecer um amigo ou um familiar que não sabe NADA de cachorros mas quando vê um golden sabe tudo sobre eles. rsrs. Definitivamente eles não são cães que passam despercebidos e isso é muito legal.

Excelentes na Caçada

A raça golden retriever foi desenvolvida por um escocês chamado Barão Tweedmouth. Após a melhoria das armas de caça que trouxeram a possibilidade de tiros de repetição, mais patos eram mortos por caçada. Surgiu aí uma necessidade de criar um cão mais robusto e que pudesse carregar mais.

Os Golden Retrievers surgiram de uma série de cruzamentos, dentre eles o já extinto Tweed Water Spaniel.

Foram selecionados cães que tivessem uma facilidade na água, fossem bons nadadores, fossem fortes e tivessem a mordida mais suave possível para que as aves não se danificassem durante a busca.

Até hoje a raça se mantem firme no propósito de um Retriever, palavra que pode ser traduzida para “cão de busca”.

Golden Retriever e Água: Um Amor Infinito

Prepare-se para milhares de banhos não planejados caso o local onde você for passear tenha água, lago, poças, piscinas ou até alguma torneira aberta.

Essa raça é completamente apaixonada por água e carrega isso na sua genética. Como explicado acima, esses cães foram “selecionados” para que pudessem ajudar nas caçadas mas principalmente para que pudesse entrar nos lagos frios da Irlanda e resgatar aves que pudessem ter caído lá.

Isso ficou extremamente marcado no seu DNA e até hoje Golden Retriever não podem ver água que vão logo se atirando.

Sua Estatura é Elegante

Ao contrário dos molossos que tem uma estrutura grande porém são mais “desajeitados”, os Golden Retrievers são como lordes.

Mesmo podendo atingir 60kg, essa raça tem a característica de ter uma musculatura muito bem definida, postura ereta e confiante. Eles brilham muito em competições de exposição justamente por ter uma postura linda e bem estruturada.

Goldens São Muito Obedientes

Como foram cães criados para o trabalho, essa raça tem como característica aplicar conceitos aprendidos para o resto da vida. A partir do momento que você conseguir adestra-lo e ensinar o que você quer dele, o golden seguirá obedecendo porque tem prazer nisso.

Eles gostam tanto de pessoas que muitas vezes obedecem e seguem comandos a risca apenas pelo prazer de agradar.

[BÔNUS] Temperamento Perfeito

Uma das principais características marcante de quem adquire um Golden Retriever é o seu temperamento balanceado. Desde filhote, essa raça costuma apresentar um comportamento de muito controle.

Seja na hora de dormir ou quando estão brincando, filhotes de golden sempre estão “tranquilos” e se comunicam muito bem. São cães que dificilmente serão medrosos quando adultos.

Veja também: Tudo Sobre o Cão Guia

Conclusão: Motivos de sobra para ter um golden?

Nesses 23 motivos para ter um retriever tentamos transmitir um pouco de todas as qualidades que esse cara pode ter durante seus mais de 10 anos de vida.

Se você está pensando em ter um dourado desses, tenha plena consciência que você está embarcando em uma jornada de muita diversão mas também de muita responsabilidade.

Goldens precisam além de muita atenção e carinho, de cuidados praticamente diários. Tenha certeza que você tem responsabilidade, paciência e principalmente comprometimento a longo prazo antes de ter um.

Está certo que pode bancar essa aventura, se joga de cabeça porque esse é um dos melhores amigos que você vai ter em toda a sua vida!

O que você acha?

1.4k Points
Upvote Downvote
Avatar of BICHOS

Escrito por BICHOS

Seja Cachorro, Gato, Papagaio, Periquito, Cobra, Lagarto ou o que for... O Site dos Bichos está aqui pra falar de animais. Seja bem vindo ao nosso zoológico particular! Estamos aqui por você. <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mordida-de-cachorro-1

As 23 Mordidas de Cachorro Mais Fortes do Mundo

cane-corso

Cão de Guarda: 12 Melhores Raças